Academias
Acessórios para Motoclicistas
Acessórios para Profissionais de Beleza
Açougues
Adestramento
Administração Condomínios
Advocacias
Agências de Turismo
Agencias de Veículos
Água Mineral
Alarmes para Autos
Aparelhos Ortopédicos
Ar Condicionado
Aramados
Artigos do Lar
Artigos Esportivos
Associações
Atacadistas
Auto Escolas
Automação Industrial
Automóveis - Revendas
Aviamentos
Balcões e Vitrines
Bancos
Banho e Tosa
Bares e Restaurantes
Bazares e Papelarias
Bicicletarias
Bijouterias
Boliche
Bolos Caseiros
Bombonieri
Box para Banheiros
Buffets
Cafeterias
Calçados e Bolsas
Câmaras Frias
Caminhões - Revendas
Casas de Repouso
Casas Lotericas
Celulares Assistencia
Centro Automotivo
Centro de Formação de Condutores
CFTV
Chaveiro
Churrascarias
Cirurgia Plástica
Clinicas
Colchoes
Concessionária
Confecções Finas
Conserto e Locação de Máquinas em Geral
Construtora
Consultorias e Assessorias
Cosméticos Profissionais
Cursos de Idiomas
Cursos Profissionalizantes
Dentistas
Displays
Docerias
Drogaria
Eletrodomésticos
Emprestimos
Envelopamento de Autos
Envidraçamento de Fachadas
Escola de Formação de Cabelereiros
Escola de Música
Escolas de Dança
Esfiharias
Espetinhos
Estantes em Aço
Estofados
Farmácia de Manipulação
Farmácias e Drogarias
Fast-Food
Ferramentas
Fisioterapia
Floriculturas
Fonoaudiologos
Frigoríficos
Gôndolas
Gôndolas
Hamburguerias
Hospitais Veterinarios
Igrejas
Iluminação
Imobiliárias
Instalação de Alarmes
Instalações Comerciais
Instituição Financeira
Internet
Joias e Relogios
Laboratórios
Lanchonetes
Laticínios
Lava Motos
Lava Rápidos
Lavanderias
Lingeries
Linhas aéreas
Livrarias
Loja de Brinquedos
Loja de Motos
Loja de Videgame
Mangueiras
Manutenção de Computadores
Máquinas e Equipamentos Industriais
Marcenaria
Materiais para Construção
Mecânica de Motos
Mecânicas de Autos
Mercearias
Moda e Vestiários
Modulados
Monitoramento de Alarmes
Monitoramento de Imagens
Motoboys
Motos - Revendas
Móveis Panejados
Móveis para Casa
Moveis para Escritórios
ONG Proteção de Animais
Óticas e Fotos
Panificadoras
Papelaria
Parafusos
Peças para motos
Peças para Vans
Perfumes
Pesca - Artigos
Pet Shop
Pimentas
Pisos e Azulejos
Pizzarias
Planos de Saude
Pneus para autos
Podólogos
Prateleiras
Produtos e Acessórios para Podologos
Produtos Naturais
Produtos para Manicures
Quitanda
Ração para Animais
Redes para Computadores
Reforço Escolar
Refrigeração - Manutenção
Refrigeração Comercial
Refrigeração Industrial
Restaurantes
Revenda de Peças e Acessórios p/Veículos
Salão de Beleza e Estética
Salão de Festas
Seguros
Serviços de Eletricidade
Serviços de Portaria e Recepção
Serviços Gerais
Serviços Imobiliários
Sites e Lojas Virtuais
Som e acessórios
Sorveterias
Supermercados
Tapeçaria
Terceirização de Serviços
Uniformes Profissionais
Utilitários - Revendas
Variedades
Venda de Máquinas em Geral
Veterinarios
Vidraçarias
VOIP
Web Designers
 
Casos de Alzheimer.
04/05/2019

A partir dos 65 anos, o risco de ter alzheimer praticamente duplica a cada cinco anos.

De repente, a pessoa esquece onde deixou as chaves do carro, o nome de um conhecido, a conversa que teve pela manhã. Com o tempo, esses esquecimentos se tornam mais frequentes e outras funções são comprometidas: a pessoa não lembra o caminho de volta para casa, confunde datas, liga o chuveiro e sai do banheiro, não consegue fazer uma tarefa rotineira. Esses são os primeiros sinais de alzheimer, uma doença que está se tornando cada vez mais comum.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença de alzheimer afete atualmente entre 24 e 37 milhões de pessoas. Esse número está crescendo a cada ano e,  segundo estimativas da organização, pode chegar a 115 milhões de pessoas até 2050. No Brasil não existem dados precisos sobre quantas pessoas têm a doença, mas a OMS estima que seja algo em torno de um milhão.

O alzheimer é o tipo mais comum de demência, que é a perda ou redução progressiva das capacidades cognitivas – ou seja, do processo que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio  e linguagem, entre outros. Essa perda ou redução pode ser parcial ou completa, permanente ou momentânea. De qualquer forma, ela pode comprometer essas capacidades cognitivas a pondo de provocar a perda de autonomia da pessoa.

Outras demências comuns são a vascular e a com corpos de Lewy. A primeira, como o nome diz, é causada por uma doença vascular encefálica (como um acidente vascular cerebral isquêmico). Já a demência com corpos de Lewy é caracterizada pela presença de agregados proteicos (os corpos de Lewy) nos neurônios.

O alzheimer é uma doença neurodegenerativa, ou seja, que destrói os neurônios progressivamente. Essa degeneração começa no hipocampo, área que processa a memória, e com o tempo se espalha por outras regiões do cérebro. "Existem dois mecanismos por trás da doença: as placas beta-amiloides (também conhecidas como placas senis), que são formadas pelo depósito da proteína beta-amiloide no espaço existente entre os neurônios, e os emaranhados neurofibrilares, que são formados pela proteína tau, que se deposita no interior dos neurônios", explica o geriatra Paulo Canineu, professor da Faculdade de Medicina da PUC São Paulo.

O começo das alterações é lento e os primeiros sinais geralmente são confundidos com o próprio envelhecimento. Mas, conforme a doença avança, os sintomas se agravam: começam a surgir dificuldades de linguagem e motoras, problemas para reconhecer familiares ou amigos, alterações no sono e no comportamento, desorientação no tempo e no espaço. Nos estágios mais avançados, a pessoa tem dificuldade de executar as tarefas mais básicas, como tomar banho, vestir-se e alimentar-se.

O risco da idade

Ainda não se sabe exatamente qual é a causa do alzheimer, mas se conhecem alguns fatores de risco. E a idade é o maior deles. O mal geralmente afeta pessoas com 65 anos ou mais -  atingindo menos de 0,5% das pessoas abaixo de 40 anos. Porém, a partir dos 65 anos, o risco de desenvolvê-lo praticamente duplica a cada cinco anos – ou seja, uma pessoa com 70 anos tem o dobro de chance de desenvolver a doença em relação a uma de 65, e assim em diante.

As doenças cardiovasculares são outro fator de risco relevante para o desenvolvimento do mal de Alzheimer, já que contribuem para a degeneração dos neurônios. "As doenças cardiovasculares podem aumentar o risco e também acelerar a progressão do alzheimer", afirma o psiquiatra Cássio Bottino, professor do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e diretor científico da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

O risco também é mais alto em pessoas que têm história familiar da doença ou de outras demências. "Ainda não sabemos todos os mecanismos genéticos envolvidos, entretanto, quanto mais jovem a pessoa com a doença, maior é a ocorrência dela no seu contexto familiar", explica o psiquiatra Jerson Laks, coordenador do Centro para Doença de Alzheimer e outros transtornos relacionados ao idoso e professor do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Convivendo com a doença

Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior a chance de o tratamento ser bem-sucedido – e do paciente ter uma vida mais longa e com mais qualidade. Por isso, é muito importante ficar atento aos primeiros sinais. "Em caso de suspeita da doença, a busca por profissional qualificado que faça o diagnóstico é um determinante no seguimento do quadro e resposta aos tratamentos", afirma a psicóloga Fernanda Gouveia Paulino, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

O alzheimer não tem cura, nem pode ser revertido. Mas existem remédios que reduzem a velocidade da sua progressão. "Existem dois tipos de medicamento para tratar o problema, que podem ser usados juntos ou separados: os anticolinesterásicos, que repõem acetilcolina (mediador químico cerebral da memória e aprendizagem) e os antiglutamatérgicos (que diminuem a sobrecarga de cálcio, reduzindo a morte dos neurônios)", explica o psiquiatra Orestes Forlenza, professor pesquisador do Laboratório de Neurociências da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Também é importante combinar à terapia medicamentosa tratamentos de reabilitação cognitiva, de atividade física e de orientação nutricional. Aqui entram diversos profissionais como terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, assistentes sociais e enfermeiros – dependendo das necessidades de cada paciente – que podem contribuir significativamente para a qualidade de vida do paciente.

Com os avanços no tratamento do mal de Alzheimer e as outras terapias de apoio, a sobrevida dos pacientes tem aumentado muito. Hoje, alguém com a doença consegue viver de 15 a 18 anos com ela. "Muitos pacientes, se bem estimulados, têm excelente qualidade de vida, divertem-se, relacionam-se de maneira prazerosa e agradável e levam uma vida bem organizada", afirma Paulino.

 

 

  « Voltar
 
Sites "Gratis" para nossos anunciantes
Anuncie em nosso Mega Portal e ganhe um site responsivo com Painel Administrativo para você mesmo mantê-lo sempre atualizado sem nenhum custo.
 
Casos de Alzheimer.
Casos de alzheimer têm crescido pelo mundo; saiba al...
Saiba Mais
Templo de Salomao
O plano da Igreja Universal do Reino de Deus de tran...
Saiba Mais
VAI THIAGO!!! VAI MEU FILHO!!!
Rose Vilela: Toda mãe de atleta é uma campeã!!!
Saiba Mais
Maio mês das noivas!!!
Por que maio é o mês das noivas?
Saiba Mais
 
O Site
Home
Quem Somos
História do Bairro
Política de Privacidade
Vantagens
Fale Conosco
Se Deus é por nós, quem será contra nós? Rom. 8:31
Fale Conosco
Entre em contato: (11) 2093.1636
ou pelo email: contato@saopaulovirtual.com.br
Zona Leste Web © Todos os direitos reservados.
 
 
Redes Sociais
     
Nearly is remember the actual call. Here an additional instance of the call which replica watches uk having a short immediate associated with preliminary misunderstandings, though rolex replica uk ought to show legible as soon as the first is familiar with this. As the breitling replica sale is actually hectic with regard to just exhibiting several hours, min, as well as mere seconds, it a style method which produces curiosity as well as an impact associated with dynamism. Quite simply, it is such as the reverse associated with Bauhaus. SevenFriday or even hublot replica tend to be types of cheap replica watches within the prices community which prefer to consider this method. The actual three spoke guiding wheel shaped disk within the middle signifies the actual several hours using the white colored base, and also the buy rolex watches skeletonized rolex replica sale hands ought to be very easily distinguishable in the capturing mere seconds hands whenever observed in individual.